Image Alt

Livros

  /    /  Previdenciário, Tributário  /  Interlocuções entre o Direito Previdenciário, o Direito Tributário e a Economia – virtual

Interlocuções entre o Direito Previdenciário, o Direito Tributário e a Economia – virtual

R$ 49,90

Autores: Melissa Folmann e Marco Aurélio Serau Junior

Ano: 2017

Páginas: 564

ISBN: 978-85-60392-43-8

Em estoque

REF: 978-85-60392-43-8 Categorias: ,

Descrição

Os professores universitários Marco Aurélio Serau Jr. e Melissa Folmann no livro “Interlocuções entre o Direito Previdenciário, o Direito Tributário e a Economia”, tem o objetivo de instigar a reflexão sobre as relações entre Direito Previdenciário e Direito Tributário e Orçamentário e, de modo mais amplo, com a Economia.

Por meio da reflexão coletiva propiciada pelos artigos que compõe a coletânea, busca-se discutir o equilíbrio necessário entre sistema de custeio e políticas de benefícios previdenciários. Por isso, é necessário o diálogo e uma indispensável preocupação com a sustentabilidade econômica do sistema previdenciário, acentuada em um contexto de recessão econômica como o atual.

Segundo os coordenadores da obra, essas preocupações se tornam ainda mais capitais a partir de julgamentos de relevância realizados pelo Poder Judiciário Federal. Um deles é a desaposentação (RE 661.256) e suas limitações na relação jurídica, desde o recolhimento de contribuições previdenciárias e a posterior implementação de benefícios.

Outra situação abordada é a discussão em torno da Reforma Previdenciária (PEC 287/16). Nos últimos dois anos, o tema foi pautado com muita ênfase e quase exclusividade no país e ainda está em trâmite no Congresso Nacional. A obra discute as premissas e pressupostos da Reforma calcada na premissa do equilíbrio financeiro e atuarial.

O livro é destinado a todo operador ou estudioso do Direito Previdenciário, inclusive magistrados federais e servidores do Judiciário Federal