As Novas Faces da Jurisdição

R$35,00R$70,00

199 págs | 1ª edição | 2024 | Coordenação: Alberto Luiz Hanemann Bastos | ISBN 978-65-86827-96-5 (digital) | ISBN 978-65-86827-97-2 (impresso)

 

Em meados da década de 80, Mirjan Damaška publicou a conhecida obra “The Faces of Justice and State Authority: A Comparative Approach to the Legal Process”. Nela, o jurista apresentou uma perspicaz observação: não existe uma fórmula unitária e absoluta para se definir a “jurisdição”, visto que cada sistema jurídico engendra uma concepção própria sobre a jurisdição.

Inspirando-se na metáfora proposta no título da obra de Damaška, é possível sugerir que, em razão da intensificação da complexidade no mundo pós-moderno, a jurisdição passou a esboçar múltiplas faces. Não é mais possível resumir o ofício jurisdicional à máxima de Francesco Carnelutti de que “a jurisdição existe para cessar a lide”, tampouco à teorização de Giuseppe Chiovenda de que “a jurisdição faz atuar a vontade da lei em casos concretos”. De fato, a jurisdição contemporânea desempenha uma série de funções novas que não se amoldam às definições clássicas.

Com base nessa premissa, este livro apresenta uma coletânea de artigos que se propõe a mapear as novas faces da jurisdição. Conta com textos que ressignificam vários dos eixos de atuação do Poder Judiciário, discutindo a formação de precedentes judiciais, o princípio da motivação das decisões, a interação do processo judicial com as novas tecnologias, o papel das ações coletivas no direito do consumidor, a tutela jurisdicional de direitos previdenciários, a reformulação dos atos autocompositivos frente à esfera virtual, a criação de CPI por decisão judicial e a judicialização de políticas públicas previdenciárias.

A presente obra é fruto das reflexões desenvolvidas em Projeto de Iniciação Científica conduzido junto ao Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba (UniSantaCruz). Os textos foram elaborados por discentes e professores da instituição universitária, bem como por professores, pesquisadores e convidados externos comprometidos com o aprimoramento do estudo do fenômeno jurisdicional.

Convidamos à leitura!

SKU: 978-65-86827-97-2 Categorias: , , , , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

1
UMA JURISDIÇÃO DE MÚLTIPLAS “FACES”:
intermediadora de disputas, implementadora de direitos fundamentais, promotora de valores públicos, gestora dos serviços judiciários, fomentadora do desenvolvimento
Alberto Luiz Hanemann Bastos

2
A JURISDIÇÃO COMO FUNÇÃO CRIATIVA DO DIREITO PELO MECANISMO DE PRECEDENTES JUDICIAIS DO PROCESSO CIVIL
Maristela Silva Fagundes Ribas

3
O PRINCÍPIO DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS COMO COROLÁRIO DO EXERCÍCIO DA JURISDIÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
Ariane Fernandes de Oliveira

4
FLEXOS E REFLEXOS DE UMA RELAÇÃO ENTRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A JURISDIÇÃO
Amanda Graziela Gaspar

5
A AÇÃO COLETIVA DE CONSUMO COMO EFETIVAÇÃO DE MACROJUSTIÇA
Charly Opolinski Fagundes

6
A JURISDIÇÃO DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS, SEUS MOTIVOS, ESPECIFICIDADES PROCESSUAIS E OS BENEFÍCIOS
DA JUDICIALIZAÇÃO AOS SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Bruna Letícia Ferreira da Silva

7
DOS ATOS AUTOCOMPOSITIVOS VIRTUAIS: desafios na modernização do judiciário
Igor Matheus Bueno da Rocha Andrekonski

8
A CRIAÇÃO DE CPI POR DECISÃO JUDICIAL (MANDADO DE SEGURANÇA Nº 37760): uma jurisdição promotora de valores públicos e fomentadora do desenvolvimento?
Erick Kiyoshi Nakamura

9
JUDICIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PREVIDENCIÁRIAS: raízes, contornos e motivos do conflito previdenciário
Marco Aurélio Serau Junior

Informação adicional

Peso 0,340 kg
Dimensões 2 × 16 × 23 cm
Tipo

Impresso, Digital

Você também pode gostar de…