Viva o(a) filósofo(a)

Hoje dia 16 de agosto é comemorado o dia do filósofo. Quem se dedica aos temas relacionados com as reflexões sobre a existência humana, natureza, universo, multiverso, os valores éticos e morais, da política da religião entre outros temas inerentes ao pensamento filosófico.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo ocidental que se tem notícia (625 a.C. -558 a.C.,) deu início a formulação de pensamentos sistemáticos, construídos por meio de bases racionais. Seu labor gerou a corrente filosófica dos chamados pré-socráticos (que antecederam Sócrates). Teve providencial contribuição para o pensamento filosófico-científico, particularmente, ao fundar a Escola Jônica, onde gerou a introdução das noções fundamentais. Também fora pioneiro em suscitar a hipótese de que um elemento seria a origem de tudo, de forma que a realidade poderia ser explicada sem a crença em mitos, deuses e superstições.

Registra-se a criação do vocábulo “filosofia” como obra de Pitágoras de Samos (571-496 a.C.,). De certa feita, um rei solicitou a Pitágoras que demonstrasse sua sabedoria, e então, prontamente respondeu que ele não era sábio e, sim, filósofo. Algo como “amigo da sabedoria” já que a palavra é composta por outras duas palavras, ambas advindas do grego, a saber: filos que significa amor e amizade e sofia que expressa conhecimento ou sabedoria.

De acordo com a Academia Paulista de Letras, o nosso primeiro filósofo foi Matias Aires Ramos da Silva Eça que nascera em 27 de março de 1705, em São Paulo, tendo falecido em Lisboa, Portugal, em 1763. Entre as obras que escreveu a mais conhecida é “Reflexões sobre a Vaidade dos Homens” que foi somente publicada em 1993. Matias Aires Ramos jamais fora aceito e reconhecido no Brasil, tanto que o desprezo às suas ideias filosóficas o desanimou que o fez retornar a Portugal, onde veio a falecer. Aqui, uma rua composta de quatro quarteirões na Consolação, leva o nome do filósofo, sendo uma homenagem ao pioneiro da filosofia nacional.

Os filósofos e filósofas são grandes pensadores da humanidade. Contemporaneamente, destacamos Viviane Mosé, Marilena Chauí, Márcia Tiburi, Djamila Ribeiro, Simone Beauvoir, Hannah Arendt, Hipátia de Alexandria, Mary Wollstonecraft, Judith Thompson e, tantas outras.

Inspirada em Platão, cito: “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”. E, para concluir: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, de Simone de Beauvoir. Enfim, a mulher não tem um destino biológico, ela é formada de dentro de uma cultura que define qual o seu papel no seio da sociedade. Se você quiser ser um sobrevivente com maturidade e maior possibilidade de ter sucesso e felicidade … torne-se um(a) filósofo(a).

 

Por Gisele Leite
Doutora em Direito, Mestre em Filosofia e Professora